Home Office – como adaptar seu espaço a nova realidade

by

O home office e o lugar de estudos em casa agora é a realidade para muitas pessoas. Mas, como adaptar seu espaço a nova realidade advinda com a pandemia?

Sei que algumas pessoas já trabalhavam home office e quem é estudante, sempre teve um espaço reservado para estudos, porém de uma hora para outra, muitos indivíduos, pra não dizer a grande maioria, se viram diante do desafio, urgente, de começar a trabalhar em casa e terem aulas online.

Pois a quarentena foi decretada, o isolamento e distanciamento social são pontos indispensáveis para tentar controlar a disseminação do covid-19, portanto muitas empresas e escolas adotaram o formato de trabalho remoto e aulas online como medidas preventivas para diminuir as chance de contaminação entre colaboradores e alunos.

Portanto, diante desse cenário, precisaram improvisar, visto que o trabalho e estudos mudariam de lugar, mas não poderiam parar, afinal a roda precisava continuar girando.

Mais de 100 dias se passaram, e as aulas continuam acontecendo online, algumas pessoas voltaram aos seus escritórios, no entanto a grande maioria ainda permanece no sistema home office, afinal os riscos continuam, ainda não temos uma vacina, portanto, não estamos seguros.

É sabido que algumas casas/apartamentos possuem escritórios, mas eu pergunto, quem não tem, como se adaptou? Até porque, em uma residência, várias pessoas trabalham, estudam e o espaço, equipamentos, internet, no mínimo, precisaram ser divididos.

# Tudo mudou e nada será como antes

Um panorama assim, jamais foi vivido, tudo muito novo, estamos aprendendo a cada dia e sei que daqui pra frente, seremos mais cautelosos em vários aspectos de nossas vidas e tentaremos ter uma visão mais ampla, pensando no futuro, possíveis acontecimentos e buscando nos preparar para que se algo acontecer, não sejamos pegos completamente desprevenidos.

Lógico, que não seremos hipócritas achando que todos irão sair melhores disso tudo, temos visto muitos absurdos, egoísmo, falta de empatia, porém, também tenho certeza que há quem irá se adaptar, de maneira que se futuramente se algo parecido acontecer, estará minimamente “organizado” para passar por tudo com mesmo problema possível.

Acredito que as pessoas tentarão ter um planejamento melhor de suas vidas, seja da sua casa, econômico, relacionamento. Para que essa realidade difícil, hostil não se repita de forma tão cruel.

Mas, uma coisa podemos afirmar com todas as letras, embora com todas as dificuldades, o mundo conectado, tem nos ajudado a passar por tudo isso. Embora não tenhamos o contato físico, ainda estamos próximos, pois podemos nos comunicar, nos ver diariamente com uma certa facilidade.

Home Office – como adaptar seu espaço

Agora vamos a questão do home office ou do seu espaço para aulas em casa, deixando claro que é importante ter o silêncio, um espaço minimamente reservado para poder manter o foco, a concentração no que está fazendo, realizar a vídeo conferência sem atrapalho.

Mas, o que é preciso para organizar seu espaço de trabalho ou aula/estudo?

  • Um espaço reservado, longe da movimentação da casa, tv, no qual você possa se concentrar na sua atividade
  • Uma boa iluminação é fundamental para deixar o ambiente agradável e produtivo, se houver possibilidade de luz natural, melhor. No entanto, independente da luz natural, é importante ter uma boa luminária.
  • Uma mesa e cadeira confortáveis são fundamentais, considerando que será um lugar no qual irá passar uma boa parte do seu tempo. A altura entre ambas, precisa estar ajustada de forma que você consiga manter uma boa postura para trabalhar e não ter dores.
  • Tenha uma mesa organizada, com seus objetos setorizados em bandejas, gavetas, potes ou canecas, pois isso facilitará o acesso, mantendo-os a vista e à mão. Se a mesa não possuir gavetas, considere adquirir um gaveteiro ou instalar prateleiras.
  • E por último, mas não menos importante, vem a decoração. Ela deve ter o seu estilo, com objeto que te agradam e que torne o ambiente aconchegante, leve, mas com a cara de trabalho, como por exemplo, livros, plantas ou o que mais te agradar. Só tenha o cuidado para não tornar o ambiente carregado.

Possivelmente alguns desses objetos e móveis você já tenha, então é buscar aquele espaço e montar, organizar o seu ambiente de trabalho.

Agora, vamos deixar abaixo algumas inspirações, assim você poderá ver o que tem e colocar sua ideia de home office em ação. Afinal, acredito que a partir de agora, novas rotinas serão criadas e o home office será uma realidade.

Ideias de home office ou espaço para aula/estudo

Mesmo que seu espaço seja pequeno, é possível ter um projeto bem legal para ele.

Tem um móvel antigo, de família, aproveite ele, use como item principal e a partir dele faça a composição do ambiente.

Se você gosta de uma vibe mais moderna, use isso a seu favor.

Montar seu setup próximo a janela é excelente para usufruir da iluminação natural.

Um espaço pequeno e minimalista, também s torna aconchegante e pode ser uma motivação a mais para sua produtividade.

Os aramados na parede, além de auxiliar na decoração, são muito úteis.

Quer investir num móvel pequeno, que caiba em qualquer lugar, essa estante com mesa é uma opção a ser considerada. Alia praticidade e design. Portanto, não nego, meu desejo para o home office.

Improvise e faça a sua mesa. Tem uma porta, um cavalete e alguns caixotes? Olha a inspiração abaixo e mãos a obra.

Aliás, a tempos atrás fiz uma mesa com cavalete, porta e papel contact. foi super barato, confira aqui.

Uma mesa com vidro, ferro e madeira tem um astral moderno.

O ambiente é pequeno? Então, faça seu home office compacto e integrado, no caso abaixo é com a sala.

Madeira, metal e plantas.

Aproveite cada cantinho da sua casa.

Rústico e conectado com a natureza. As plantas ajudam a decorar e também são ótimas para relaxar, descansar a vista.

Espero que aproveite as dicas e crie o seu espaço para trabalhar ou estudar em casa com todo conforto. Mantenha o foco e seja produtivo.

Se gostou desse post e quer ver mais ideias assim, comenta!

COMPARTILHA, INDICA PARA AQUELAS AMIGAS QUE ADORAM IDEIAS DE DECORAÇÃO E VIVEM TROCANDO OS MÓVEIS DE LUGAR!

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!

INSTAGRAM / FACEBOOK / TWITTER / PINTEREST

*Algumas imagens foram retiradas do Pinterest

You may also like